Todos conhecem algumas “regras” para as comidas no ano novo. Afinal uma superstição nesta época do ano não custa nada, não é?
…e você? tem alguma superstição?
Para a tradição japonesa, como não poderia ser diferente, há alguns simbolismos nos pratos e em alguns ingredientes, conheça um pouco mais:
MOTI: é o bolinho de arroz, consumido no ano novo para trazer boa sorte e prosperidade. Para os orientais, o arroz simboliza a riqueza e a abundância, trazendo muita sorte, portanto é um alimento que costuma compor a ceia e também a primeira refeição do ano, geralmente na sopa da prosperidade, o Ozoni.
Veja receitas com moti: Kinchaku (saquinho da sorte), Ozoni (sopa da prosperidade).
Veja receitas de arroz especial para festas: Maze Gohan.
SOBÁ – MACARRÃO DE FIOS LONGOS: é tradição consumir antes do ano novo o soba, macarrão de trigo sarraceno. Sem cortar os fios! Os fios longos representam a vida longa e próspera.
Veja a receita de Japchae com macarrão de fios longos de batata doce, ótima para o calor!
GUIOZA – O guioza, pastelzinho cozido no vapor ou frito, representa prosperidade para diversas culturas orientais, assim como aspiração e esperança de uma vida boa para o próximo ano.
PEIXES E FRUTOS DO MAR – Os japoneses acreditam que eles são símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir muitas ovas.
Akemashite Omedetou Gozaimasu = FELIZ ANO NOVO!